Untitled Document
Montanha Vajra - Templo do Veículo Uno
São Paulo, Sábado, 29 de Abril de 2017

Nosso fundador

"Ser budista é permitir que o Dharma permeie todos os aspectos de nossa vida."

André Otávio Assis Muniz, cujo nome religioso é Dharmananda (Alegria do Dharma), nasceu em São Paulo-SP.
Descendente de nobres portugueses e italianos, herdou de seu avô paterno um profundo interesse por religião e assuntos históricos. Ao ouvir de seu avô as velhas histórias de batalhas, cavaleiros e códigos de honra, interessou-se pelo estudo das artes marciais, estudo esse que principiou nos idos de 1985.
O contato com o mundo das artes marciais proporcionou-lhe também o primeiro contato com o Budismo, religião que, a primeira vista, parecia-lhe exótica e misteriosa.
Nos primeiros anos de sua adolescência passou a freqüentar templos budistas de várias linhagens diferentes. Nos templos japoneses e chineses pode sentir a amargura do preconceito contra os brasileiros, vistos sempre com desconfiança, como indivíduos "inferiores" e que nunca chegariam a entender o cerne das doutrinas ali expostas pelos asiáticos. Perdeu a conta das vezes em que não pode entrar em um templo pelo simples fato de ser brasileiro.
Durante algum tempo chegou a considerar a hipótese de ir para o Japão para ordenar-se monge, mas, ao notar que os que tinham ido voltavam sem nenhum grande acréscimo de conhecimento e que, alguns, ao contrário, voltavam mais supersticiosos e subservientes, desistiu da idéia.
Ao longo dos anos, travou contatos com grandes estudiosos ocidentais do Budismo que, lentamente, o orientaram a fundar uma instituição nacional e independente de toda subserviência ao Estrangeiro. Com essa finalidade, estudou com afinco, e por mais de uma década, o sânscrito clássico e o sânscrito híbrido-budista dedicando-se depois ao estudo do chinês clássico (o qual ainda hoje estuda). Recebeu a transmissão do Budismo Esotérico ortodoxo e a transmissão dos Preceitos de Bodhisattva através de duas linhagens: Uma sino-japonesa e uma sino-taiwanesa. Além disso, tornou-se o transmissor do Verdadeiro Ensinamento de Tiantai no Brasil, ensinamento este que estudou em chinês antigo e ao qual dedica grande parte de seus esforços e suas traduções para o português.
Para fundar o Templo Kongozan Ichijô investiu as economias de muitos anos, ou seja, ao contrário de grande parte dos outros templos, não contou com as doações e contribuições generosas de membros abastados, donos de construtoras, ricas instituições asiáticas etc. As fundações do templo e da Organização Religiosa Budista Tendai Hokke Ichijô Ryu do Brasil lhe custaram grandes dissabores e muitos ataques orquestrados por outras organizações religiosas que tudo fizeram para desvalorizar seu trabalho e questionar sua legitimidade. Aqueles que mais falam em tolerância mostraram sua intolerância, sua raiva e seu desejo de prejudicar a um semelhante... Ao fazer críticas em tom bem-humorado e irreverente em seu Blog, suscitou contra si a fúria daqueles que se julgam acima de quaisquer críticas e dignos somente de todas as reverências e louvores.
Muitas pessoas despertaram para a verdade da mensagem sob o véu de irreverência. Conseguiram enxergar a essência em vez de criticar a forma e passaram a seguir seus passos.
Hoje, Dharmananda tem centenas de textos publicados entre livros, revistas acadêmicas, sites etc., e continua seu trabalho de Arcebispo Presidente da Organização Religiosa Budista - T.H.I.R.B. e de abade do Templo Kongozan Ichijôji.
Tornou-se uma referência em Budismo para diversos grupos conservadores e tradicionalistas no Brasil. É o primeiro clérigo budista a ser recebido como membro em uma associação de nobres ocidentais (reconhecida pelo Príncipe Leka II da Albânia) e o primeiro missionário budista atuante junto ao Exército Brasileiro.
Contando quase trinta anos de experiência em artes-marciais, hoje desenvolve uma profunda pesquisa com a intenção de coletar dados sobre as tradições guerreiras cultivadas entre monges budistas de diversas nacionalidades e em diversos períodos da História.

Tendai Hokkê Ichijô do Brasil
Ordem Tiantai Lótus Restaurada
Montanha Vajra - Templo do Veículo Uno
Arcebispo Presidente
Dharmananda Mahacarya
(André Otávio Assis Muniz)
©2013 - Direitos de imagens e contéudo deste site são de prorpiedade da THIRB -