Untitled Document
Montanha Vajra - Templo do Veículo Uno
São Paulo, Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017

Práticas da THIRB

Nossa Ordem busca uma prática eclética que se adapte às necessidades de cada indivíduo.
Seguindo fielmente o conceito de "Ekayana", ou seja, de "Veículo Uno", buscamos abarcar o maior número possível de práticas budistas dentro de uma visão doutrinária ortodoxa.
Cada pessoa se sentirá mais inclinada para um determinado ramo da prática budista. O importante é que tal ramo de prática esteja inserido adequadamente em uma Visão Correta e que não limite a percepção do praticante para ver o Budismo como um todo.
Sendo assim, alguém pode se sentir, por exemplo, inclinado às práticas da Terra Pura do Buda Amitabha sem que, no entanto, perca de vista os Preceitos Morais, os ensinamentos do Sutra do Lótus, a veneração a todos os Budas e Bodhisattvas, a busca pela realização do Estado de Arhat etc.
As práticas são apenas um meio para a realização espiritual. Estar fanatizado por uma única prática e construir toda uma doutrina em torno dela é perder de vista o objetivo supremo da Libertação. Aliás, cabe lembrar que estar apegado a rituais é um dos grilhões que devem ser vencidos para se adentrar no Caminho Nobre (Arya-Marga).
Existem pessoas que apreciam a meditação sentada e, por isso, abandonam as outras práticas dizendo, inclusive, que não precisam dos sutras. Outras acham que recitar mantras e textos em línguas estranhas, fazer rituais do fogo, usar amuletos, adorar objetos e venerar a um mestre é o caminho superior. Há ainda aquelas que recitam o título de um sutra, adoram um pergaminho de forma fanática o tratando como se fosse um ser vivo e um objeto mágico, crendo que a solução para todos os problemas é recitar uma frase e adorar a um pedaço de papel. Existem também aquelas que se apegam às letras das regras e crêem que o Caminho de Buda consiste na observância minuciosa do horário da refeição, da altura da cadeira em que se senta, do manto que veste etc. Por fim, há aqueles que adoram um determinado Buda, louvam suas virtudes, desejam renascer em sua Terra Pura etc., e, dessa forma, esquecem todos os ensinamentos do Dharma praticando tudo aquilo que é contrário à moralidade budista crendo-se salvos e libertos pelo Buda de sua preferência.
Cremos que nenhum desses caminhos é o Caminho Verdadeiro. O Sutra do Lótus ensina que o Veículo de Buda é Uno, ou seja, que todas as práticas corretamente conduzidas e em acordo com as Escrituras Sagradas são meios para a Libertação. As práticas devem estar fundamentadas nos Preceitos, na Meditação e na Sabedoria. Elas não devem se tornar um objeto de apego e de fanatismo ou exclusividade.
Na THIRB procuramos diversificar bastante as práticas, de forma que todos tenham acesso a formas diferentes de cultivar a própria mente.

Datas Fixas da THIRB
Tendai Hokkê Ichijô do Brasil
Ordem Tiantai Lótus Restaurada
Montanha Vajra - Templo do Veículo Uno
Arcebispo Presidente
Dharmananda Mahacarya
(André Otávio Assis Muniz)
©2013 - Direitos de imagens e contéudo deste site são de prorpiedade da THIRB -